sábado, 15 de setembro de 2007

O visto

Na última semana das férias de Julho, na quarta-feira anoite, recebo a notícia:
-Sua vaga para o México foi confirmada, você terá um encontro de intercambistas que se iniciará na sexta atarde até o domingo!
Se uma pessoa tentasse digitar a cara que eu fiz após isso, ela não conseguiria... uma mistura de :O :D :S :? :~ e mais um pouco!
Falo a notícia para tooooodos os envolvidos...
Na quinta eu acordei e fui preparando minhas coisas, liguei na Expro para saber tudo oque eu teria que fazer, seguro, passagem, taxas e taxas. Arrumo minha carona para Águas de Lindóia, convenso minha mãe que um ano passa rápido e dou a notícia para os familiares.


Na sexta acordo cedo e vou para limeira, passo na casa da Natalia (POL) e esperamos a Gabi(EUA) ir nos buscar. Fomos os primeiros a chegar na imersão.
O fim de semana garante muitas risadas com a garota cocô na balada, e tambem aprendi muitas coisas com as palestras dos caras do rotary.
Conheci gente que vai ia fazer intercambio pro mundo tooodo, isso me possibilitou amizade com pessoas que vão ficar proximas a mim no mexico.




O fim de semana se passa, vou para a grande limeira passar uma das minhas últimas semanas com os amigos, até eu receber a notícia do diretor da escola:
-Se você for, poderá trancar, mas terá que fazer o terceiro ano do ensino técnico deeeesdo começo quando voltar!
Ligo para o meu pai e ele fica totalmente inseguro e manda um email para o (...) Carlos Carvalho, pedindo para que o meu intercambio fosse adiado para janeiro, assim eu terminaria os estudos e ía.
Primeiro ele fala que não pode fazer nada, depois elemanda um email para o meu pai falando que falou com a chairman do meu distrito e que ela dissa que eu poderia ir em janeiro, sem problemas.
Fico meio chatiado com o adiamento, mas pensando bem ia ser melhor, eu não perderia o ano.
Volto minha vida ao normal, até: Txaram!

UM EMAIL:
"Erik, veja o email que erecebi agora a noite. sua vaga esta so garantida se for agora de agosto deste ano ate agosto do ano que vem. Primeiramnete me diserram que nao haveria problema, mas agora apos verificacao estao negando , preciso saber urgente se vai agora ou vai desistir.
Nessa altura do campeonato pegue o visto de turista e não o de estudante por que seus documentos ainda não chegaram, lá você muda.

carlos carvalho"


PUTA QUE O PARIU, é de pirar, não é!? ¬¬
Corro atrás de tudo, vejo na escola alguma outra maneira para não perder o ano, respondo que eu vou, de qualquer maneira, vou fazer compras, vou atrás da passagem, marco despedida, tudo para chegar no méxico antes do dia 7 de setembro, quando teria a reunião distrital dos intercambistas onde eu queria muuuito participar.
Após tudo resolvido vai Eu, meu pai e um amigo dele, os três em um miini carro. muuito apertado vamos as 5:30 AM para são paulo na embaixada do méxico para pedir o visto de turista, antes uma parada na Expro para pegar uma tal carta que alguém de lá falou que seria mais facil pegar o visto de turista.
Chegando na Embaixada uma tremeeenda fila. passo por uma primeira 'classificação' e pego uma senha, após umas 2 horas, somos chamados.

-La inscrición - Pede a velha mulher que iria me dar o visto.
Meu pai entrega a inscrição junto a carta da expro. A mulher vê o símbolo do rotary e pede:
-Los documientos de la escuela!
-Não moça, a senhora não entendeu... queremos o visto de turista!
-Los documientos de la Escuela!
-Não moça, os documentos não chegaram, eu to perdendo aula lá.
-Los documientos de la Escuela!
-Moça, leia essa carta! o cara da expro falou que não precisa...
- Yo eres que ablo do que se necessita ou no! - e faz um grande X em minha ficha.

É , não tinha mais oque fazer... após tudo isso, uma leve discusão com todo mundo da expro, umas ligações para o méxico mas não adiantou nada!
Carlos diz:
O próximo procedimento é esperar o pessoal do méxico te mandar os seus documentos por email e você tentar o visto com o seu GF imprimido mesmo.
No outro dia:
Carlos diz:
Tooodos responsáveis pelo seu intercambio estão em uma conferencia na europa, oque vai atrasar mais ainda seu intercambio.

Passa um dia, outro, e outro, e outro... e NADA!

Voltando a minha vida normal, recebo oooutro email:
" Seu GF chegou, imprima e vá tentar pegar o visto. "

E hoje eu estou aqui, dando entrada em meu post sobre meu intercambio, espero que eu conseiga pegar o visto na terça feira. Se conseguir, viagem marcada pra daqui no máximo uns 7 dias!

Um comentário:

Anônimo disse...

"Deus não dá asa a cobra" diz a sabedoria popular. O méxico não passa de um país inseguro, corrupto e sem leis. Tratam super mal os turistas a começar pela embaixada. A única coisa que presta é cancun e playa del carmen..acapulco é um lixo ao céu aberto, peligroso pra caramba. o resto corram desse país falido. Acreditam que são muito importante diplomaticamente, mas a verdade é que de cada 3 nascidos no mexico, 1 mora nos estados unidos. E, na imensa maioria das vezes, ilegalmente.